Projeto – Rede Social iProject

Atualmente com o reconhecimento do gerenciamento de projetos como fator crítico de sucesso para atingimento dos objetivos das organizações e da disseminação da cultura do planejamento e organização pessoal, surge a oportunidade de criar um sistema capaz de conectar pessoas e empresas a partir do compartilhamento de ideias e experiências relacionadas a projetos através de uma rede social.

O principal objetivo do sistema iProject é reunir informações acerca de projetos sejam estes pessoais, corporativos ou públicos. Atuando como uma estruturada base global de projetos categorizados por área de conhecimento, objetivos, orçamentos, região, fornecedores e riscos. Capaz de agregar valor para seus usuários e disseminar as boas práticas de gerenciamento de projetos.

O projeto será de responsabilidade da empresa IT4L e a equipe do projeto será alocada como mão de obra temporária.

O iProject é um sistema em formato de rede social que tem por objetivo auxiliar seus usuários a alcançarem o sucesso em seus projetos a partir do armazenamento e compartilhamento de informações estruturadas baseadas nas experiências e referências de históricos de projetos. O acesso a rede social será disponibilizado através do site www.iproject.com.br e do aplicativo disponível para download gratuitamente nas plataformas Android (Play Store) e iOS (AppStore). O sistema poderá ser acessado de qualquer lugar, desde que o dispositivo de acesso esteja conectado à internet.

A plataforma web de acesso é denominada iProjectWeb e será compatível com os principais navegadores do mercado, tais como Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e Safari.

O iProjectApp é a versão da rede social em formato aplicativo com interface otimizada para dispositivos móveis tais como smartphones e tablets compatível com os sistema operacionais Android e iOS.

As plataformas iProjectWeb e iProjectApp serão totalmente integradas e compartilharão um único banco de dados. Para garantir a consistência e estruturação das informações, todos os dados inseridos no sistema serão previamente validados. Após, serão enviados para o banco de dados do iProject, onde serão categorizados e disponibilizados para acesso por seus usuários. O site e o banco de dados serão hospedados em um ambiente de alta disponibilidade de modo a garantir o seu funcionamento ininterrupto, bem como assegurar a integridade, autenticidade e confiabilidade das informações de seus usuários.

As interfaces do site e do aplicativo tem como foco principal a usabilidade, possibilitando uma rápida compreensão de seus usuários de como operar o sistema sem a necessidade de treinamentos. No entanto, serão disponibilizados tutoriais interativos para auxiliar os usuários na execução de tarefas chaves, tais como inscrição de projeto, avaliação de fornecedores, registros de riscos e de lições aprendidas.

 

TERMO DE ABERTURA

Projeto: iProject

Cliente: Google (potencial)

Gerente: Bruno Paixão

Patrocinador: FGV

CENÁRIO

Condições do Projeto

Cenário: Rede mundial de computadores com mais de 3,2 bilhões de usuários. Oportunidade: Com a inclusão digital, redução de custos dos computadores e smartphones e o desenvolvimento das redes de computadores identifica-se um mercado com grande potencial. Com a difusão das redes sociais e a conscientização da importância do planejamento no âmbito corporativo e pessoal, surge a demanda por um lugar onde as pessoas e empresas possam pesquisar e compartilhar informações acerca de projetos.

Solução: O desenvolvimento de uma rede social, com intuito de estabelecer relações entre pessoas e organizações, bem como organizar e disponibilizar informações sobre projetos pessoais, corporativos e públicos.

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Objetivo

Construir um banco de dados de informações acerca de projetos e atuar como um canal de comunicação entre pessoas e empresas de acordo com seus interesses em projetos.

Escopo/Abrangência

Desenvolvimento de um sistema em formato de rede social voltado para compartilhamento de informações sobre projetos, compatível com os principais dispositivos (computadores, tablets e smartphones).

Premissas

Restrições

  • Não será possível customizar a interface por usuário.

  • A autenticidade das informações publicadas será de responsabilidade dos autores.

  • Os desenvolvedores e testadores deverão dispor dos equipamentos (computadores e celulares) a serem utilizados.

  • A rede social deverá ser publicada em 2017

  • Deverá ser feita uma auditoria que ateste a segurança do software no que tange as vulnerabilidades de código antes da sua publicação.

RISCOS

Análise preliminar dos riscos

– Vulnerabilidade de segurança no software;

– Falta de interesse do cliente em potencial;

– Incompatibilidade do software;

PRAZO INVESTIMENTO

Prazo final estimado: 22/12/2017

Investimento Estimado: R$ 239.528,84

Recursos Humanos:

Bruno – Gerente de Projeto

Maria Nathalia – Analista de Projetos (Escopo e Tempo);

Marcelo – Analista de Projetos (Custos);

Pedro – Analista de Projetos (TI e Comunicação);

Filipe – Analista de Projetos (Riscos);

Dowglas – Analista de Projetos (Qualidade);

Robert – Analista de Projetos (Suprimentos);

Camila – Analista de Projetos (Stakeholders);

Outros:

· Equipe de desenvolvimento do Software Web (IT4L)

Equipe de desenvolvimento do Software Mobile (IndianDevs)

Equipe de designers

· Consultoria para obtenção de Licença CMMI

Consultoria de Marketing

Consultoria de segurança da informação (CyberSeg)

Empresa de hospedagem (Hostgator)

Escritório de contabilidade

COMENTÁRIOS

Responsável

Nome

Assinatura

Data

Emitido por:

Bruno Paixão

23/03/2017

Aprovado por:

FGV

24/03/2017

EAP – iProject

Cronograma – iProject

EAR – iProject

EAS – iProject