09/09/2017

PMBOK

É um conjunto de conhecimentos gerenciado pela organização Project Management Institute (PMI®), e tornou-se um padrão em diversas indústrias.  De autoria do Standards Committee (Comitê de Padronização) do Project Management Institute – PMI® PMBOK® este modelo é visto como a mais importante bibliografia de gestão de projetos da atualidade e procura contemplar os principais aspectos que podem ser abordados no gerenciamento de um projeto genérico.

Não é uma metodologia.  É uma padronização que identifica e nomeia processos, áreas de conhecimento, técnicas, regras e métodos.

Projeto

Para o PMI (2004, p. 5):

PROJETO É UM ESFORÇO TEMPORÁRIO EMPREENDIDO PARA CRIAR UM PRODUTO, SERVIÇO OU RESULTADO EXCLUSIVO. ESSA DEFINIÇÃO É BASTANTE CITADA QUANDO SE FALA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS, POIS CONTÉM PEÇAS FUNDAMENTAIS PARA O ENTENDIMENTO DO VERDADEIRO SIGNIFICADO DE UM PROJETO:

  • Temporário significa que todos os projetos têm um tempo determinado, não existindo projeto que não tenha um fim. O termo temporário se aplica somente ao projeto, não sendo aplicável ao produto, que por sua vez poderá ter uma duração infinita;
  • Produto, serviço ou resultado esperado se refere à entrega do projeto, que pode ser em forma de um produto palpável e quantitativo, uma capacidade de realizar um serviço ou um resultado como análises ou documentos;
  • A singularidade ou individualidade significa que dois projetos distintos nunca entregarão um mesmo produto, entregas parecidas podem ocorrer, mas não uma que seja completamente igual à de outro projeto.

Fases

Projetos podem ser divididos em fases para que sejam mais bem interpretados ou para melhorar as chances de sucesso do mesmo.

São divisões das atividades de um projeto de acordo com regras definidas de classificação para beneficiar o andamento do projeto, assim como no projeto em si as fases do mesmo podem também entregar um resultado para a que a somatória de todos as entregas das fases resultem na entrega final do projeto.

Atividades

O conjunto de atividades compreende um projeto, sendo que assim como as fases um projeto simples pode ser constituído de uma única atividade, porém para projetos maiores é aconselhável que esse seja subdividido em pequenas atividades para um melhor acompanhamento do projeto.

Operações

Operações não fazem parte do âmbito de um projeto, apesar desse ser um erro frequente, já que essas são continuas e repetitivas e são empreendidas para se chegar sempre ao mesmo resultado. O propósito das operações é manter o pleno funcionamento das coisas

Os grupos de processos do gerenciamento de projetos apresentados por ele são:

  • Início;
  • Planejamento;
  • Execução;
  • Monitoramento e Controle;
  • Encerramento.

PMBOK - Áreas de Conhecimento

Por outro lado, também existem as classificações por Área de Conhecimento:

  1. Gerenciamento da Integração;
  2. Gerenciamento de Escopo;
  3. Gerenciamento de Custos;
  4. Gerenciamento de Qualidade;
  5. Gerenciamento das Aquisições;
  6. Gerenciamento de Recursos Humanos;
  7. Gerenciamento das Comunicações;
  8. Gerenciamento de Risco;
  9. Gerenciamento de Tempo;
  10. Gerenciamento das Partes Interessadas.